Educação para as Artes

Educar é transformar vidas e abrir caminhos que garantam a inclusão social e ampliem a participação dos cidadãos. Com essa premissa de valor, a Fundação Arte e Cultura oferece educação na iniciação artística para crianças, além de cursos que estimulam a profissionalização de jovens e mulheres.

Centro Cultural

 

A Fundação Arte e Cultura conta com um Centro Cultural na Ilha de Luanda. O referido centro foi inaugurado no dia 28 de Fevereiro de 2020. No novo Centro, um dos maiores e mais completos no país, funciona também a sede da Fundação.

Trata-se de um Centro com diversos polos de actividade, um anfiteatro com capacidade para cerca de 300 pessoas, albergando ainda os projectos mais emblemáticos da Fundação, a “Galeria Tamar Golan” e a “Escola de Música”. Respondendo às necessidades das populações da Ilha e da cidade de Luanda em geral, o Centro possui salas de formação especializada em diversas áreas, nomeamente música, com aulas de guitarra, piano e percussão, dança e capoeira, artes plásticas e artesanato, em

particular corte e costura, e salas de informática, entre outras. O novo espaço conta ainda com uma Oficina de Carpintaria, uma Biblioteca Infantil e uma Horta Comunitária, cuja intenção é incentivar as crianças a valorizarem a agricultura familiar e o poder da alimentação biológica.

O Centro Cultural conta com mais de 350 crianças e adolescentes e 30 mulheres da Ilha de Luanda inscritos nas mais diversas áreas de formação, inclusive aulas de dança, reciclagem e decoração, capoeira e Iogas.

Educação Artística

Educar a partir da arte desenvolve indivíduos mais criativos e participativos na sociedade. Esta é a aposta permanente em todas as acções educativas que as Casas de Cultura promovem. O resultado é sentido como efeito transformador na vida de crianças e jovens carentes, ampliando as suas próprias expectativas na realização dos seus sonhos.
Oficinas de desenho, pintura em tela e em tecido, escultura em argila e em papel marche, aulas de música, dança e capoeira são alguns exemplos de como os jovens projectam o futuro.

Espaço de leitura

Incentivar o prazer da leitura e escrita como forma de desenvolver a cognição e a criatividade entre crianças e jovens, é o desejo da Fundação ao dotar as suas Casas de Cultura com o Espaço das Letras, uma mediateca composta por cerca de 352 tí­tulos bibliográficos, entre outros materiais didácticos para escrita e desenho, onde o pequeno visitante encontra todos os estímulos para fazer a imaginação ir mais longe.
O Espaço das Letras recebe, todos os dias, a visita de cerca de 30 crianças por turno, que aproveitam o ambiente inspirador e a companhia de amigos para ler, escrever, pintar e realizar suas tarefas escolares.

Curso de Informática

 

Com esta iniciativa, a Casa de Cultura da Ingombota disponibiliza os primeiros passos na inclusão digital dos pequeninos e orienta os adolescentes a operarem os softwares mais requeridos pelo mercado de trabalho. No laboratório de informática é possível aceder à internet, realizar pesquisas e tarefas escolares e aprender o kit Office.

Curso de Dança e Capoeira 

 

Movidos pela energia da música e pelo contagiante gingado dos passos, jovens aprendem a dançar em grupo e aprimoram a técnica secular da capoeira.


As aulas de ritmos angolanos (Semba e Kuduro) e de dança do ventre foram oferecidas aos jovens nas casas de cultura do Waku Kungo e Viana. Além de manterem o corpo e a mente sãos, o ensino da dança possibilitou aos jovens aumentarem a sua auto-estima e desenvolverem o sentido de grupo.

Quando estamos abertos

Segunda a Sexta-Feira 

Manhã: 9h00 - 12h00

​Tarde: 14h00h - 17h00

Onde estamos

Mapa

Ilha do Cabo

Junto ao Centro Médico e à Escola 1205 

Luanda

fundacao@fundacao.co.ao 

Tel: (+244) 934 567 627​

 

 

Última actualização  15/06/2020

© THE GYM Ltd. all rights reserved.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now